quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

“Primeiro estranha-se, depois entranha-se...”

Tal como a Coca-Cola!

Lembro-me exactamente do meu primeiro pensamento em relação àquele estranho livrinho decapa preta e título demasiado impensável: “Isto não deve valer nada!”, mas dei uma hipótese àquelas estoriazinhas tão macabras como extraordinariamente (ir)reais! Só poderia estar a falar do famoso Tim Burton e do seu livro A Morte Melancólica do Rapaz Ostra e outras estórias. Este trabalho caracteriza-se como todos os outros: inimaginável, intrigante, magnifico!

Durante a minha curta existência cruzei-me com alguns dos seus filmes, sem nunca os associar a ele. Até que um dia lá descobri de quem se tratava, e percebi o que todas as longas-metragens tinham em comum (incluindo este livro): no meio da estória, que quase parece absurda, existe uma mensagem, mensagem esta que vai sendo deixada como que em pequenas pistas a que temos que estar atentos. Atrever-me-ia a acrescentar que este Senhor chega a desafiar os limites de tudo o que catalogamos por normal, contudo foi esta “arrogância” que o levou a criar grandes obras que se vão destacando. Lembremo-nos de Eduardo Mãos de Tesoura, aquela espécie de homem incompleto, mas feliz, desde que não lhe tirassem os seus jardins onde mostrava o que realmente era; Charlie, a fábrica de Chocolates, um rico egocêntrico, que, na realidade, só quer esconder toda a tristeza que assombrou a sua infância; e agora o mais recente de todos, Sweeney Tood: o Terrível Barbeiro de Fleet Street, que ainda não posso comentar (dado que não tive oportunidade de o ir ver), mas decerto irá de encontro às expectativas que coloco nele.

A sua loucura sã “primeiro estranha-se e depois entranha-se”! Deste seu livro elejo Raparida Vodu e O Bebé Âncora como as minhas estórias preferidas, que na verdade assemelham-se bastante a histórias. Perspicaz e fantástico, Burton parece escrever direito por linhas tortas, levando-o a conquistar a minha atenção e certamente merecerá a vossa!

Afinal, a verdade é que “primeiro entranha-se e depois estranha-se”!

6 comentários:

Anónimo disse...

primeiro que tudo benvinda ao mundo dos blogs! segundo parabéns pelo teu primeiro post! sem duvida que existe um grande reboliço á volta deste Senhor e das suas criações... devo dizer que conheço pouco da sua obra porque sempre considerei os cenários um pouco "macabros" e ainda não ultrapassei a barreira do "desconhecimento" como diria a "nossa" Malafaia... Mas consegues neste post criar um bichinho em nos chamado curiosidade e decerto que dia 13 nos vamos divertir ao ver a última obra cinematográfica dele.
Um beijo e boa sorte para ti e para o blog....fico à espera do próximo post.

An0rMaL_DoX6070 disse...

Oi!
Em primeiro lugar...Diana, tu não tens um blog...porque estás a dar as boas vindas a algures onde não estás?
hmmmm...
"It really makes me wonder..."
kidding :P

Bem, isto finalmente andou prá frente! Tava a ver que não! Enfim, esperas à parte, estreaste-te e estreaste-te muito bem! =D

Eu não sou o maior fã de Tim Burton que existe, mas gosto de quase tudo aquilo que vi do senhor até hoje. (Uma coisa que, não sei se é impressão minha...ele sempre me pareceu imensamente parecido com o Robert Smith... o.O' Se calhar é só da minha cabeça. ^^) A verdade é que, quanto à habilidade dele de surpreender pela excentricidade e arriscar romper sempre mais e mais barreiras, criando uma ruptura com a norma, é algo que aprecio nos artistas. E quando digo "artistas", digo em todos (pronto...quase todos) os artistas. (Devias ouvir música alternativa..."Primeiro estranha-se, depois entranha-se!" ^^)
Por fim, ainda tenho que ler o livro, mas aposto que vou gostar, para variar. Esse senhor é um escritor e realizador de culto, como há poucos.
Dia 13 lá estaremos nós, e depois disso é ficar à espera...ele voltará a dar notícias com certeza! ;)

Ficai bem...fraquinha!
E boa sorte para o blog.

Anónimo disse...

(Peço desculpa mas, antes de criticar estas "coisas" que meio mundo gosta de ler, nao posso deixar de concordar com o "anormal"! WTF!?!!? di, arranja um para ti! @ Luv ya)

Olá, antes de mais, parabéns, até te safaste com isto! Está bastante agradavél de se ler...
Gostava de te fazer uma critica inteligente, era o que merecias,mas... Eu não sei fazer essas coisas, eu sou uma nulidade informática e intelectual lool

Mas, palavras claras que trasnmitem pensamentos lógicos, opiniões... Gosto! E tenho dito! @

Anónimo disse...

Olá piminha!!

Finalmente fizeste o teu blog!! Parabéns, tiveste um bom começo sem qualquer dúvida.
Apesar de não cohecer o trabalho de Tim Burton (a não ser dos filmes), penso que o artigo está bastante agradável e cativante. No entanto, o que me despertou mais atenção foi o poema!! Adorei!

Fico à espera do próximo post (bem como do poema), com a certeza de que vai ser tão bom ou melhor do que este.

Bjinho grande e boa sorte!

Anónimo disse...

humph aqui a comentarem sobre o meu comment!! nao tem vida vcs nao?? para vossa informaçao ja tive um blog...alias 1 fotoblog! mas isto sao coisas que vcs nao sabem e dps andam praki a tentar humilhar-me!! humph!

An0rMaL_DoX6070 disse...

reformada...
quando se é velho é no que dá...