quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Qual será o problema??!!

É de senso comum que a justiça portuguesa não é perfeita e que os tribunais são bastante lentos a actuar, mas também é um facto que depressa e bem não há quem. Contudo, os milhões de processos que necessitam de ser tratados, poderiam resolver-se em menos tempo se os oficiais de justiça fizessem o seu trabalho e não o de outrem.

Tornou-se hoje público que, afinal, para além de realizarem o seu dever – “apoiar a tramitação de processos” – estes profissionais também têm como responsabilidade comprar os passes sociais dos magistrados! Isto é, quem pensava que ia tratar e reencaminhar casos sérios de foro social, terá também como extra no seu canudo a função de aquisição de passes sociais.

Sim, isto é verídico e poderá ser encontrado, a partir de agora, em qualquer tribunal do país.

O mais caricato nesta história é a forma como os Senhores Doutores Juízes encaram a situação, pois afirmam “não ver onde está o problema” (Jornal da Noite da TVI – 22 de Outubro de 2008), defendendo ainda que “tem mais sentido que se encarregue um funcionário de renovar os passes dos 20 ou 30 juízes do tribunal do que irem os 20 ou 30 juízes” – António Martins, presidente da Associação Sindical dos Juízes (Correio da Manhã – 22 de Outubro de 2008). Sendo assim, se calhar vossa excelência poderia fazer o obséquio de os carregar, já que não percebe qual é o problema!!!

Será que será assim tão difícil perceber a questão?

Afinal o sonho de qualquer oficial de justiça é ir para a fila do passe todos os meses para que os senhores magistrados não tenham esse trabalho.

Se calhar, Senhor António Martins, se as tarefas de cada profissional fossem delegadas de uma forma mais responsável, e se o sistema fosse mais organizado, não existiriam casos que são arquivados sem serem solucionados. Ou processos relevantes que se arrastam durante anos, como o caso de pedofilia na Instituição Casa Pia que desencadeou em 2002, estando previsto o início das alegações finais apenas para o dia 24 de Novembro de 2008 (ou seja, concluir-se-á em meados de 2009 com alguma sorte e se, a fila para os passes sociais, não for muito extensa!).

1 comentário:

Anónimo disse...

é o que eu digo... eu n me dou com a ralé de direito...
beijo
Gonçalo