domingo, 14 de setembro de 2008

“Magalhães”, uma boa aposta???

Chegou o E-escolinhas! Depois do E-escolas, inicialmente destinado aos meninos do Secundário e, posteriormente, aos de 3º ciclo, o portátil “Magalhães” (criado em Portugal) vem fixar as suas raízes no 1º ciclo.

Consta que este portátil, destinado aos mais pequenos, recebeu este nome em tributo a Fernão Magalhães (grande navegador português que realizou a primeira viagem de circum-navegação ao mundo - 1519/1522). A diferença é que este senhor marcou a história pela positiva, enquanto este equipamento corre o risco de não navegar pelos mesmos mares!

A ideia que acompanha “Magalhães” é a implementação das aulas multimédia nos nossos estabelecimentos de ensino. Esta poderá ser uma ideia genial, caso o portátil seja apenas um acessório, mantendo-se os belos ditados e cópias à moda antiga – com o lápis na mão! E poderia ser uma ideia ainda mais genial caso as nossas escolas tivessem condições formidáveis, sendo este equipamento a cereja no topo do bolo! Mas, infelizmente, esta não é a realidade que nos rodeia. Se por alguma eventualidade fizéssemos uma análise cuidada aos nossos estabelecimentos de ensino, deparar-nos-íamos com o seguinte cenário: salas com assentos insuficientes para os alunos, quadros a cair, baldes colocados estrategicamente para receber as gotas de chuva que as construções não suportam, ginásios sem equipamentos, ou então sem ginásios, e por ai adiante.

Na verdade, é um pouco triste, e até ridículo, investir-se cerca de 80 milhões de euros (que iram ser reembolsados em parte com a compra do aparelho) em campos que têm em vista educar uma juventude apta às novas tecnologias, mas esquecerem-se de tudo o resto que é essencial e faz mais falta que o nosso “Magalhães”.

É bom evoluir e não poderia ser mais a favor do desenvolvimento da educação, porém com conta, peso e medida. Mais uma vez parece que a lista de tarefas está desorganizada e as verdadeiras prioridades foram passadas para segundo plano!

7 comentários:

Unknown disse...

É uma boa visão das coisas, sem duvida. O problema é que isto não se fica por aqui.
As escolas "oferecem" este equipamento a baixo custo a quem quiser comprá-lo...quando lá fora as escolas oferecem MAC's para os estudantes, nós cobramos por equipamento que deveria ajudar a nossa juventude a entrar na "nova" era da tecnologia.
Claro que ainda temos outro ponto ! Negativo claro. É que esquecemo-nos do quão "bem" frequentadas andam as nossas escolas....e que se torna impensável levar algo deste género para a escola, correndo o risco de ser roubado, e ainda colocar a criança em risco.
O modelo do Sr.Engº.PorFax Sócrates, visa copiar os paises nórdicos, onde realmente as coisas podem funcionar a este nivel, visto que é demasiado frio para certas etnias viverem ( ...fora de brincadeiras apartir daqui). Fazendo -quase- segura a aposta deste tipo de ideia.
Sim, é verdade, é uma grande peça de tecnologia com uma boa visão, mas não sem antes, como tu referiste e bem, apropriada ás condições actuais dos nossos estabelicmentos de ensino. Ainda à pouco tempo visitei a minha escola secundária e para meu grande espanto, continua tudo na mesma ou pior.
Por isso sim, as ideas do Sr.Engº.PorCarta Sócrates são giras e inovadores, simplesmente fora de horas, como as credênciais dele...

Di disse...

o luis ia tao bem e dps lá tinha de estragar com a piada já gasta... peço desculpa ao visado mas realmente já enjoa sempre a mesma boca...

quanto ao magalhães... creio q cada vez mais se quer copiar nao os nordicos mas os americanos...ingles e tecnoligia sao a grande aposta... espero ao menos que no futuro nao seja preciso portugal entrar em guerra com um pais para (alguns dos) os seus habitantes saberem onde esse pais fica.

o ensino tem sido sem duvida o calcanhar de aquiles das medidas deste governo e nota-se bem os motivos de tal... portugal gosta de seguir os paises desenvolvidos tipo cachorro mas ainda nao percebeu (tal como alguns senhores como um certo reitor de uma certa daculdade em lisboa) que nao se pode copiar modelos qd as suas bases nao existem... nao temos condiçoes nas escolas mas ja temos o magalhaes.. nao temos 1 campus decente ou aulas sem sobreposiçao dentro de uma faculdade...mas ja queremos poder ter liberdade de fazer cadeiras noutra faculdade... continuamos a fazer td ao contrario!

e um dos motivos disto acontecer e tao simples qt isto... o povo quer tudo feito no momento e a dar resultados desde ja! sao raros os portugueses q sabem q cada medida politica ou economica profunda demora 5 anos a manifestar-se... mas a culpa do q se vive nao e do governo de ha 5 anos nem de um senhor q foi salvar o mundo pq precisava de petroleo ja q as suas reservas escasseavam... é do socrates pq nao tem um curso....

Di disse...

peço perdão plos erros mas nem sequer vejo o teclado xD

Unknown disse...

Boas,

Já enjoa? presumoe que estejas a referir ao Sr.Sócrates.

Se assim for, enjoa porque? Por ser a verdade? De termos um primeiro ministro cujas prioridades estão logo ha partida fora do ambito do pais? Talvez porque ele proprio começou em cima do joelho e ajudado por outras pessoas que infelizmente tive o prazer de conhecer ( digo infelizmente porque eram elas que deveriam ter tido o crédito), cujas obras e projectos desenhados por outra pessoa que nao o Senhor em questao, terminam com a assinatura dele para mostrar trabalho? Sim, mais claramente ter alguem a fazer o nosso trabalho e simplesmente assinamos no fim. Brilhante huh? Provas podes perguntar, nao tenho. Apenas o valor das pessoas que ainda hoje falam comigo e continuam a trabalhar humildemente e que como tudo em Portugal tiverem que calar e comer para conseguir pagar as contas no fim do mes.
Por isso sim. Mando bocas, se enjoam ou nao, nao me importo. Porque mesmo sem provas, no momento em que tudo se faz para abafar um caso destes o mais rapidamente possivel sem apresentar esclarecimentos ou provas concretas do contrario, nao vejo porque não o poderei fazer. Se fosse EU a por no meu pequeno CV que tinha feito algo que nao fiz e fosse descoberto, era enterrado nesse ramo, mas o dinheiro e influencia ( conhecimentos) abrange tanta coisa hoje em dia.
O problema não é ter curso ou não. Isso é indiferente. É ter a vontade de querer fazer algo, como tu disseste, o nosso Pais tenta copiar modelos atrás de modelos não é? Porque? Será que falta o pulso de alguem (com ou sem curso.) para perceber aquilo que tem que ser feito? Ou porque alguem está contente com a mudança ciciica de governo em que assim podem encher os bolsos "um" de cada vez?
Não, a culpa não é -só- de Socrates. A culpa acaba por ser nossa mas acima de tudo deles, que equanto enchem as carteiras a custa do trabalho dos Portugueses, não se importam, eles ate teem tempo para ir a museus, operas e ler o jornal da assembleia.
O problema não sao as habilitaçoes, isso para mim é so um bonus! Ele ate podia nem ter o 9º ano (acabado.), desde que soubesse onde começar a resolver os problemas. Ha quem saiba, ha quem nao sabe, ha quem nao queira saber e ha quem queira saber.
Mencionas o governo de ha 5 anos. Eu menciono todos. Todos eles passaram por lá, e todos eles afundaram isto lentamente, uns foram mais rapidos que outros claro. Guterres teve na mao a Expo98 e a oportunidade de reformar o pais, a nossa "Golden Age" como muitos chamaram. Fe-lo? Nao. Aumentamos as dividas, acrescentamos defice. Veio o senhor barroso e a senhora do leite. Ajudaram? Sim. Melhoraram? Nao. Pois no fim so ajudaram foi a festa. Tanto que um fugiu para UE, deixando o Senhor Flopes a frente disto tendo o Sr.Boi (apoiante das infames touradas.) que removelo de cena.
Portugal em termos de politica é uma charada. Não represento ninguem, nem o quero fazer. Não gosto de nenhum, pois nao houve nenhum que dissese que as coisas teem que mudar, começando de cima. Era um bom exemplo obrigar os deputados a estarem presentes nas sessoes da assembleia por exemplo. Se o ganham, ao menos estejam lá a ler o jornal em vez de cafés a engatar as miudas.
E o senhor que foi salvar o mundo nao precisava do petroleo, precisava era que mais ninguem o tivesse, dado que as reservas americanas nao desceram uma unica gota mesmo em tempo de crise, tanto que se chamam reservas.
Com ou sem curso, o senhor da maioria absoluta não consegueu produzir mais que fumo apartir das promessas que fez.
O magalhaes ( voltando ao assunto), é apenas um pouco mais desse fumo.
No fim, o que me entristesse realmente é saber que não temos oposição nenhuma a este senhor.

City disse...

Peço desculpa pela intrusão mas neste momento não tenho mais nada que fazer e até que me apetece escrever (independentemente de ter ou não razão...mas a minha casmurrice depois trata disso se for preciso) x)

Acho que é importante dizer que o magalhães não se fica por aqui. Com isto quero dizer que não é simplesmente uma tostadeira para os putos que mal sabem ler. Todas, e digo mesmo todas, as componentes de hardware do magalhães são importadas do estrangeiro em separado e assembladas em Portugal, ou seja, para além dos custos da importação há ainda os custos de assemblagem (uma fábrica vá...). E qual é o objectivo do Socas?! É precisamente que, aos poucos, esses componentes sejam construídos em fábricas Portuguesas e assim não só cortar esses custos de importação como, quem sabe, ainda lucrar de exportação. Entretanto há que tirar partido do facto de ser assemblado em Portugal e ganhar alguma coisa com isso como o fez com o Sr. Chaves.

Agora em relação ao ensino, é completamente estúpido. Se mesmo "apenas" com o Português, Matemática e Estudo do Meio há-os que chumbam no 4º ano, então se juntarmos inglês e os computadores à festa é a rambóia! (o inglês pelo facto de ser mais uma coisa que se tem que aprender e os computadores que não só vão ser mais um peso de aprendizagem inútil a este ponto mas também vão fazer os alunos dependentes deles (assim como os do 3º ciclo ficam dependentes de uma calculadora gráfica...mas isso é outra história)

Eu continuo com a minha que o que tem que mudar é parte do 2º ciclo e o 3º ciclo…mas isto sou eu que não pesco nada disto xD

p.s. – se o texto estiver um pouco incoerente…é normal.

Shinji disse...

Epa! gente tao xateada!

escolhi o post do magalhaes so pra te dar uma beijoka XD ( I fail! )

N me vou eskecer dos dois shots k devo ;)

Anónimo disse...

Gonçalo Terry

eu apareço na tua lista de blogs ali ao lado!!!!!!!!!!!!!!!
ahahah

eu só tenho a dizer que o magalhães em si é mt bom! não tem é utilidade nenhuma nas nossas escolas. é um instrumento improvável... e além do mais está envolto num espírito pretencioso pelo Sócras... enfim NÃO é uma boa aposta! e como todas as más apostas, vai dar bronca.